sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Que futuro para o Trabalho Temporário?


"Portugal é um país com uma visão excessivamente economicista do trabalho, que não prima por valorizar as pessoas, não investe em Formação Profissional, acredita que “no poupar é que está o ganho”, sendo o factor Preço o primeiro e muitas vezes o único critério numa decisão de aquisição de um bem ou serviço. Esta situação é agravada pela actual conjuntura de crise. Há quem a apelide de “efeito Salazar”.

Por estes motivos, as Empresas de Trabalho Temporário (ETT) para promoverem os seus serviços usam com frequência argumentos como: “transforme os seus custos fixos em custos variáveis” ou “alargue o Prazo de Pagamento, permitindo ganhos de tesouraria”. Ou seja, apresenta-se o Trabalho Temporário como uma ferramenta de gestão da estrutura de custos. Numa frase: “compre Trabalho Temporário, é mais barato, paga mais tarde e faz bem à sua estrutura de custos!”.
(...)"

1 comentário:

Rute Almeida disse...

O Trabalho temporário é, na minha opinião, uma vantagem com três dimensões:
- É uma vantagem para a empresa cliente porque facilmente adapta as suas necessidades de pessoal (rapidez no recrutamento, dispensa grandes burocracias e custos associados a esta, facilidade na desvinculação, entre muitos outras vantagens)
- É uma vantagem para a empresa de trabalho temporário porque só com clientes pode subsistir no mercado;
- É uma grande vantagem para os colaboradores. Para muitos o contrato temporário é um passe para outros contratos, até mesmo para a passagem aos quadros da empresa.

E não se pode associar trabalho temporário a salários de 450€ pois muitas empresas que utilizam este tipo de trabalho ganham bastante acima da média daquilo que o mercado pratica.

Dos muitos contratos de trabalho temporário que me passaram pelas mãos, posso afirmar, que as diferenças entre ser temporário ou não, não é significativa pois as empresas se tiverem de reduzir custos, reduzem tão facilmente com aquele que tem contrato a termo como o que tem contrato temporário.


E muito mais fica por dizer acerca de trabalho temporário...