Até então tenho estado a observar, de forma ainda mais minuciosa, o mundo do trabalho e a reacção de desespero dos trabalhadores que é actualmente uma variável constante, e eis que me surge a necessidade latente de comunicar....
Comunicar... fiz questão de procurar o significado no dicionário que diz que comunicar é:
v. tr.
1. Pôr em comunicação.
2. Participar, fazer saber.
3. Pegar, transmitir.
v. intr.
4. Estar em comunicação.
5. Corresponder-se.
v. pron.
6. Propagar-se.
7. Transmitir-se.
Pois bem... Se comunicar é o que acima está transcrito não é assim tão díficil mas então porquê que a maioria (para não dizer 99%) dos altos cargos das empresas em Portugal não sabe comunicar?
Qual é a dificuldade em sentar com os colaboradores e expor as situações pelas quais a empresa está a passar? Qual a dificuldade em unir a empresa em momentos de adversidade, dada esta crise económica que não deixa ninguém ileso?
Note-se bem que esta minha revolta não direccionada mas já estou farta de ouvir e ver pessoas desmotivadas, pessoas que se sentem traídas pelas empresas que ajudaram a erguer do nada. Não digo que as desmotivação fosse inexistente se melhor comunicação houvesse, mas decerto que não haveria revolta, desânimo, depressão...
E ainda deve-se ter em conta que a comunicação não deve ser nunca unidereccional, urge a necessidade de haver feedback, de deixar falar os que ocupam as posições do fundo do organigrama e principalmente de os ouvirem, de os perceber, pois só assim se consegue respeitá-los, portanto aqui fica a citação de Miriam Santos:
"Que as pessoas saibam falar, calar, e acima de tudo ouvir."
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