quinta-feira, 22 de maio de 2008

TQM Nos serviços de saúde?

Como tema de opinião, será que a melhoria dos serviços de saúde poderia passar pela implementação da gestão pela qualidade total?
Num momento em que a preocupação pela qualidade emerge, a TQM poderia ser uma mais valia nos hospitais portugueses mas também seria uma forma de solucionar alguns problemas. Em suma, pode dizer-se que se traduziria na satisfação das necessidades e diminuição das mesmas, na adopção de uma atitude proactiva para responder ás necessidades e antecipar os problemas decorrentes das unidades hospitalares e também a reunião de algumas características fundamentais como a equidade, eficiência, efectividade, cooperação e humanismo, este ultimo será fulcral para desenvolver os anteriores, isto é se não houver a consciencialização que os profissionais de saúde trabalham com pessoas e a sua missão é salvar vidas jamais poderá haver um sentido de cooperação e proactividade.
Para isso, o Gestor de Recursos Humanos terá um papel fundamental na adaptação dos recursos humanos bem como a sua formação e constituição, isto porque, a TQM focaliza a sua atenção não na qualidade praticada individualmente mas sim na organização como um todo.
João Ribeiro

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