segunda-feira, 28 de julho de 2008

Aumento da taxa de desemprego ou da taxa de desinteresse?

Somos facilmente influenciados pelas notícias do aumento do desemprego, do seu impacto no grupo dos licenciados... É de facto alarmante ver taxas de desemprego tão altas mas também já se sabe que nos dias que correm não existe mais um trabalho para uma vida!

Também é de conhecimento de todos que aqueles que andaram a queimar pestanas para concluir as suas licenciaturas são a geração dos dois currículos (um CV com habilitação de 12ºano e o outro CV com a habilitação da licenciatura) mas... Como em tudo, há sempre um "mas" e nesta história o "mas" reflecte uma grande taxa de desempregados que não quer trabalhar e pior do que isso assisto quase todos os dias, a licenciados (muitos deles sem experiência profissional) que só porque acabaram as licenciaturas querem ordenados altos e de preferência com um trabalho que exija pouco...
É impressionante como as pessoas se candidatam a empregos e depois aparecerem em entrevistas sem o mínimo de preparação e quando digo mínimo estou a referir a situações de nem sequer saberem a que função se estão a candidatar...
Portanto, um conselho, principalmente para os recém licenciados (grupo no qual me incluo): comecem de baixo e mostrem que tem valor para estar nos patamares de cima!!!!

1 comentário:

Anónimo disse...

Concordo plenamente contigo amiga "Drª Rute Almeida", hoje em dia á muito desemprego muito por culpa das proprias pessoas neste caso dos jovens,no dia em que este jovens desempregados comecarem a procurar trabalho e não emprego acredito que esta situação de desemprego melhorará muito.
Acho importante que gestores de hoje em dia procurem principalmente de informar o proprio empregado(Activo) porque a maioria do desemprego começa por eles e não nos patrões,visto, que muitas empresas encerram devido a falta de comprimento de encomendas,com por ex. as empresas texteis que têm contratos com marcas de prestigio,estas, não toleram falhas... E digo isto por total conhecimento de casos recentes em portugal.

Deixo aqui um Apelo aos meus Queridos/as Amigas Gestores que façam um estudo sobre esta materia e que começem a pensar em editar um livro com este tema: "Preparar psicologicamente o empregado,para uma empresa de sucesso".

Abraço Zé Pinto