segunda-feira, 6 de abril de 2009

Satisfação dos trabalhadores portugueses desceu em 2008


Os índices de satisfação dos portugueses no local de trabalho desceram 1,8% em 2008, face ao ano anterior, assim como a lealdade e o envolvimento – descida de 2,1 e 1,4 pontos, respectivamente. Estes foram os dados revelados no dia 1 de Abril pelo Observatório Nacional dos Recursos Humanos (ONRH), durante a sessão pública de apresentação dos resultados nacionais. Todos os índices da análise sofreram um decréscimo face aos valores homólogos de 2007. O envolvimento é o que regista um valor médio mais elevado (73,8 pontos), por oposição ao reconhecimento e recompensa que registam os valores médios mais baixos (45 pontos).
As conclusões do ONRH, apresentadas no dia 1 de Abril, referem que o índice médio global de satisfação das empresas portuguesas, em 2008, foi de 56,7 pontos (numa escada de 1 a 100). Em 2007 o índice encontrava-se nos 58,5 pontos.
Na análise da satisfação concluiu-se que os colaboradores na faixa etária dos 18 aos 25 anos são aqueles que apresentam um valor médio de satisfação mais elevado (56,4 pontos), ao passo que os colaboradores entre os 26 a 35 anos e os 36 e os 45 anos são os que apresentam um valor médio mais baixo (53,4 e 53,0 pontos, respectivamente).
Na comparação por género, verificou-se não existirem diferenças significativas (apenas 0,2 pontos percentuais) entre o sexo masculino e feminino.
Por habilitações literárias, os colaboradores com o 1.º ciclo do ensino básico registam o valor médio mais elevado (63,4 pontos) por oposição aos colaboradores com o ensino superior que são aqueles que registam um valor médio mais baixo (51,5 pontos).
Relativamente à antiguidade na empresa com os colaboradores com "menos tempo de casa" (inferior a um ano) a apresentarem valores médios de satisfação mais altos (64,7 pontos).
Da análise sectorial, e não obstante as descidas em 2008, salientam-se os melhores resultados médios obtidos no sector privado comparativamente ao sector público (que subiu face a 2007), verificando-se igualmente que o sector da distribuição apresenta valores médios por dimensão mais elevados do que a indústria e os serviços.
Com periodicidade anual, o ONRH efectua o apuramento e a publicação dos Índices Nacionais de Referência, constituídos pelo agregado estatístico das respostas dos colaboradores das empresas e organizações públicas e privadas aderentes a este projecto.

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