quinta-feira, 13 de maio de 2010

Sonae adere aos princípios de gestão do Fórum Económico Mundial


A Sonae aderiu ao “Global Business Oath”, um conjunto de princípios norteadores da actividade empresarial promovidos pelo ‘Young Global Leaders’ do ‘World Economic Forum’. A Sonae é a primeira empresa portuguesa a aderir aos referidos princípios de gestão global, também conhecidos por “Juramento de Davos”.
O “Global Business Oath” estabelece que as empresas e os seus gestores adoptem as melhores práticas de ‘corporate governance’, em defesa de valores e da ética dos negócios. Respeitar a dignidade das pessoas, não tolerar subornos, proteger o ambiente e as gerações futuras ou investir na formação dos recursos humanos são alguns do princípios consagrados no compromisso.
No cumprimento da sua missão, a Sonae reafirma também o compromisso de se envolver, de forma activa, nos esforços de procura de soluções para os problemas de ordem social e ambiental, bem como de não deixar considerações pessoais e compensações remuneratórias interferir no interesse da empresa e da sociedade em geral, no longo prazo.
Paulo Azevedo, CEO da Sonae, realça que “numa altura em que tanto se tem falado sobre a ética na gestão das empresas, é para nós um motivo de satisfação ver que os nossos valores e missão estão alinhados com os princípios de gestão emanados do ‘Young Global Leaders’ do ‘World Economic Forum’. A Sonae tem o compromisso de contribuir para a criação de valor para todos os seus ‘stakeholders’, garantindo a sustentabilidade do seu negócio e pautando-se pelos mais rigorosos critérios de gestão. É essa missão que temos prosseguido e que vamos continuar a prosseguir”.
Gustavo Cardoso, responsável em Portugal pelo “Global Business Oath” do ‘World Economic Forum Young Global Leaders’ e docente no ISCTE de Profissão, Ética e Sociedade, revela que “há a nível global, neste momento, uma mudança em curso na gestão empresarial. A crise de 2008 revelou-nos que no centro da actividade empresarial não está apenas a rentabilidade, mas sim a rentabilidade sustentável.
A crise global levou a uma mudança nas escolas de gestão e também nas grandes empresas globais. A Harvard Business School iniciou essa mudança com o MBAOath e o ‘World Economic Forum’ decidiu depois lançar o Global Business Oath, mais direccionado para os profissionais de gestão nas empresas.”
O responsável pelo “Global Business Oath” em Portugal acrescenta ainda: “Durante o último, contactámos as maiores empresas portuguesas com um convite para aderirem a este conjunto de princípios. A Sonae decidiu ser a primeira empresa nacional a fazê-lo, algo que é para nós muito importante, dada a sua relevância no mundo empresarial e na sociedade portuguesa. Acreditamos que outras se seguirão em Portugal, pois esta é uma mudança que os mercados também incentivam”.
In RHOnline

Sem comentários: