quinta-feira, 28 de maio de 2009

ISLA é lider no emprego e negócios de alunos



O ISLA Lisboa (Instituto Superior de Línguas e Administração) contornou a crise financeira, obtendo as melhores taxas de empregabilidade em Portugal (cerca de 88,2%), tornando-se na instituição portuguesa que forma mais empreendedores (24%).

Apesar de, no início dos anos 90, estar à beira do colapso financeiro, hoje em dia a instituição não só cresce em número de alunos como também planeia expandir-se para outros mercados, como Marrocos, Brasil ou Angola. Ao contrário de muitas instituições, que estão a perder alunos, Tawfiq Rkibi (presidente do Conselho Científico), garante que "aqui não se sente a crise: a taxa de desistências é inferior a 5%".

Criado em 1961, o ISLA há muito que deixou de explorar apenas a sua vocação inicial (turismo, secretariado e línguas) para se aventurar em áreas muito diferentes. Depois dos cursos na área da Gestão e no Marketing, as últimas grandes apostas do ISLA são a Gestão Hoteleira, introduzida em 2007, e a Gestão da Segurança e Protecção Civil, neste ano lectivo.

Este ano, as apostas do ISLA centrar-se-ão em novas licenciaturas ligadas aos sistemas de informação na internet, para criar todo o tipo de soluções web, como, por exemplo, o ‘net banking’. As solicitações vêm do meio empresarial.

Após ter sido obrigada a redimensionar-se para resolver o elevado passivo que tinha nos anos 90, o ISLA "preocupou-se não só em ter cursos adequados às necessidades do mercado, como também em ter no seu corpo docente uma elevada percentagem de pessoas (90%) com ligação directa ao meio empresarial", salientou o dirigente. "Temos de formar competências, porque sabemos que hoje em dia as empresas não querem perder tempo a formar trabalhadores, mas querem trabalhadores que já saibam fazer", acrescentou.

Outra componente importante desta ligação ao mercado está na obrigatoriedade de, em todas as licenciaturas, os alunos apresentarem um projecto empresarial, em que pensem num negócio e demonstrem a sua viabilidade económico-financeira. O mais interessante, revela Tawfiq Rkibi, é que "frequentemente estes projectos apresentados acabam por tornar-se realidade". Para a avaliação final do aluno, este projecto tem uma ponderação elevada, o que ajuda a incentivar o empenho dos estudantes no desenvolvimento de um espírito empreendedor".

1 comentário:

Unknown disse...

Estamos a fazer o projecto de social media do ISLA e por isto achei que seria de interesse divulgar as novas ferramentas de comunicação do ISLA Lisboa, tanto a página oficial da instituição no Facebook (http://www.facebook.com/pages/Lisboa-Portugal/ISLA-Lisboa/90132033505) como também os endereços do Twitter:

Geral: 
http://twitter.com/islalx

E de cada um dos 9 cursos de licenciatura:
http://twitter.com/isla_ge
http://twitter.com/isla_ig
http://twitter.com/isla_t
http://twitter.com/isla_gspc
http://twitter.com/isla_grhoe
http://twitter.com/isla_gh
http://twitter.com/isla_mpr
http://twitter.com/isla_sce
http://twitter.com/isla_siwm

O nosso objectivo é contactar com os alunos, estar presente nas redes sociais e proporcionar um diálogo transparente entre todos.

Com os melhores cumprimentos